quarta-feira, 4 de abril de 2012

NÃO É QUESTÃO DE ACEITAÇÃO, E SIM DE SER. EU SOU


Sarau da Cooperifa, recuso-me a descrevê-lo! Eu ouso sentir.
Só posso expressar que em um mês de frequência exímia, me tornei outra!
Cooperifa hoje é um compromisso que me faz remarcar todos os outros!
Fonte inesgotável de conhecimento. Ensinou-me o que é Quilombo, etnia, cultura, raça, fé, literatura, entre outros de um modo que nenhuma rede de ensino formal conseguiu me fazer entender!
Obrigada Cooperifa, por esse primeiro mês de contato, é o primeiro de toda a vida.

Abaixo texto que fala de modo simplista sobre essa importante mudança: 

NÃO É QUESTÃO DE ACEITAÇÃO, E SIM DE SER. EU SOU - Por Luciana Ribeiro

Precisei de 23 anos para assumir o meu cabelo e mais alguns meses para descobrir o valor que ele tem!
Levei 24 anos da minha vida para descobrir a periferia, e pouco dela conheço e eu sempre estive aqui. O mesmo tempo para ouvir e tentar desmistificar o RAP. Envergonho-me ao falar, pois já reneguei muito do que sou com vergonha e receio de não ser aceita.
Reinvento-me todos os dias, nem eu sou cópia minha!
Hoje pouco me penteio para sair! Uso tons fortes para colorir meus olhos, que sutilmente colorem e alegram minha alma.
Adquiri a necessidade de saber os nomes das ruas de onde moro antes de conhecer outro estado, confesso que só sei duas ou três, com um pouco de esforço já consigo citar bairros próximos.
Reconheço meus vizinhos da frente e os da casa ao lado. A Dona Branca e o Seu Zé passaram a receber meu bom dia pela manhã!
Tardou, mas metamorfoseio rápido, mudanças de um mês! Foi bem assim, dormi e acordei querendo buscar minhas origens.
Novela não consegue meu ibope. Tenho compromisso com a periferia, toda quarta-feira tem Sarau da Cooperifa. Lá eu vejo raiva, o belo, a verdade, sensações, tudo exposto por aqueles que também não tem tempo a perder!
Tenho tido sonhos com antepassados, reconheço meu som em músicas até então desconhecidas, me visto com flores e coragem.
E nessa ânsia de me reconhecer descubro que fui enganada esse tempo todo, não sou a minoria, sou a igualdade!
Que os maus se preocupem, peguei minha carta de alforria!
E aos meus medos, dogmas e receios eu decreto a liberdade, sejam livres!
Não voltem mais! 



"Pode crer esperei a semana inteira,  hey finalmente hoje é quarta-feira. Vou subindo a ladeira, vou no passo a passo, no swing, no balanço ritmando no compasso.
Uh Cooperifa meu Quilombo Cultural.
Eh poesia literatura marginal.
Uh Cooperifa no risco da caneta, PERIFERIA ACADEMIA DAS LETRAS" Quilombo Cultural - Jairo Periafricania




2 comentários:

  1. Nossa Lú, fiquei arrepiada, que lindo ver que aquela criança linda que conheci, tão pequenina e meiga, se tornou essa mulher MARAVILHOSA, e orgulhosa de ser quem é. Se já te amava antes, mesmo te vendo tão pouco, agora vc tem além do meu amor a minha Admiração. E Olha que são poucos que admiro.
    Bjs no coração
    Sua irmã de alma Simone

    ResponderExcluir
  2. Si... Existem momento em que tecer comentários torna-se inútil!
    Agora é um momento desses, pois tudo é tão grandioso que meu vocabulário ermo do bom jamais poderá expressar o que de fato quero dizer!

    Enfim, amo você e de verdade, são poucos os que eu amo!

    Obrigada pelo amor, admiração e alma!

    Sempre junto :)

    ResponderExcluir